Terapia Neural na Medicina

Indicações

Tem resultados para tratamento de dores crônicas e agudas, alergias, fadiga crônica, mas pode ser utilizada como tratamento complementar de qualquer tipo de doença, auxiliando na melhora dos sintomas, reduzindo a necessidade de uso de medicamentos e de efeitos adversos.

São algumas indicações:

  • Distúrbios funcionais, degenerativos e/ou inflamatórios do sistema musculoesquelético
  • Qualquer dor pós-traumática ou pós-cirúrgica, associada ou não a perda funcional
  • Dor de cabeça e dor facial (enxaqueca, cefaleia tensional, cefaleia em salvas, nevralgia do trigêmeo, sinusite crônica)
  • Distúrbios circulatórios, como doença de Raynaud, angiopatia diabética, doença de Menière
  • Dor pélvica crônica (cistite crônica, prostatite crônica)
  • Certas doenças autoimunes
  • Distúrbios funcionais dos órgãos internos (por exemplo, síndrome do intestino irritável)

Para consultório

As aplicações da TN são, na sua maioria, tecnicamente simples e de baixo custo. O sucesso da terapia depende da escolha dos pontos de aplicação, a partir da história de vida de cada paciente, e propiciará melhora de sintomas e de qualquer tipo de doenças agudas ou crônicas, a partir da auto-regulação do próprio organismo, atuando no físico, mas também em aspectos emocionais e mentais que fazem parte de qualquer processo de adoecimento.

A qualificação dos médicos se faz em Cursos de Formação Básica, teórico-práticos de no mínimo 120 horas, que habilitam para as aplicações mais simples e frequentes na prática clínica. Cursos avançados e outras formações permitem que o médico terapeuta neural se aperfeiçoe nos fundamentos científicos e se habilite em técnicas profundas.



Na Saúde Pública e no ambiente hospitalar

A Terapia Neural não é ainda contemplada pelo Sistema Único de Saúde ou convênios médicos.

O IBTN tem como uma de suas missões a busca do reconhecimento desta Terapia como uma das práticas complementares e integrativas a ser praticada em todo território nacional, entendendo os benefícios que traria para o tratamento de doenças em geral e de dor crônica, redução do tempo de internação de pacientes e do gasto com medicamentos, otimizando a resposta aos tratamentos convencionais.

EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS

A literatura mundial nos aponta embasamento teórico e vários artigos sobre o uso da procaína para tratamento de doenças e da Terapia Neural.

Nós, do IBTN, ficamos à disposição para médicos interessados em saber mais sobre a terapia Neural (contato), palestras informativas, além da indicação de Cursos de Formação no Brasil e no mundo.

Em nossa área de sócios, disponibilizamos artigos e material para leitura e estudo. AFILIE-SE! Estaremos ao seu lado, apoiando o seu conhecimento e o seu desenvolvimento.